Entenda o Projeto πMaB



Introdução

      O πMaB surge com a intenção de aumentar a competitividade dos alunos do Ensino Fundamental Maior, anos finais, aos certames nacionais com ênfase aos IF's (Instituto Federal de  Ciência e Tecnologia). Mais especificamente, este programa de formação continuada visa oferecer cursos modulares de Álgebra (Alg.), Geometria (Geo.) e Estatística (Est.), que condensam todos os eixos estruturantes da Matemática do Ensino Fundamental, a saber:  estruturas lógicas; números e operações; espaço e forma; grandezas e medidas; álgebra e funções e tratamento de informações,  por meio de teorias e oficinas de resolução de problemas. 
      A ideia é estreitar a distância entre a Universidade e a comunidade escolar, oportunizando alunos e professores do Ensino Fundamental a vivenciarem o ambiente acadêmico. Será trabalhado não apenas o conhecimento propedêutico, mas também a socialização entre todos os participantes. Não tem por objetivo substituir  o saber da Escola, mas completar e fortalecer.

1. Objetivo geral

       Auxiliar as redes de ensino a melhorar a competência dos alunos, participantes do πMaB, nos certames nacionais de avaliação de desempenho.

1.1 Objetivos específicos
  1. Capacitar os participantes aos exames dos IFs, Prova Brasil (anos finais) e OBMEP; 
  2. Tornar os participantes mais competitivos nos exames de desempenho nacionais e regionais; 
  3. Dar aos alunos participantes uma oportunidade de estudar uma matemática diferenciada daquela comumente estudada nas escolas tradicionais; 
  4. Formar no aluno participante uma visão crítica da matemática, dando a eles não apenas exercícios, mas também problemas que os conduza ao raciocínio matemático. 
  5. Mostrar que a matemática não é apenas decorar fórmulas e sim raciocinar sobre os problemas estudados. 
2. Metodologia

       Na sua essência, a metodologia de estudos oferecidos neste projeto, traz o aluno para a prática da leitura e a interpretação de problemas, bem como a escolha e uso adequado das ferramentas da matemática para resolvê-los.

      O   πMaB será   ministrado  em cursos modulares  de  Álgebra (Alg.),  Geometria (Geo.)  e Estatística (Est.). E se comporá de teorias e oficinas de resolução de problemas nas áreas supracitadas, além de abordar provas anteriores dos IFs e Exames Oficiais que medem o rendimento do aluno. Observando, sobretudo, que o processo independe do nível de escolaridade e/ou de instituição de origem do aluno.
  1. Cada módulo comporá UM MÊS, com QUATRO ENCONTROS, sempre aos sábados, das 8h às 12h conforme cronograma; perfazendo um total de 16 horas presencial e mais 4 horas de estudos extra sala, o que totaliza 20h/a dedicadas ao programa;
  2. Nas suas aulas, os professores utilizarão material multimídia como acessório para mostrar as definições e proposições, enquanto desenvolve aplicações destes em exercícios na lousa motivando a participação dos alunos na resolução dos problemas; 
  3. Haverá desenvolvimento de oficinas de resoluções de problema de modo que cada professor irá resolver na lousa questões de exames, com mais incidência, sobre determinado assunto de Alg./Geo./Est., fazendo comentários, passo a passo e identificando as definições e proposições matemáticas que estão sendo utilizadas; 
  4. Aos alunos serão fornecidos links e/ou materiais impressos com os conteúdos de cada aula;
  5. Ao término de cada módulo, os alunos que frequentaram o mínimo de 75%, do corrente módulo, receberão uma DECLARAÇÃO de participação no módulo, recebendo o seu CERTIFICADO de 120 horas, após concluir todo os módulos previstos na ação. 
       Nesta ação haverá, como de praxe, emissão de certificados de participação expedidos pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC – UFERSA) via SIGAA, para cursistas e preletores, como forma de valorização da participação no ambiente acadêmico. 

3. Público alvo/Inscrições

      Serão abertas 100 vagas para alunos das redes de Ensino Fundamental dos anos finais (8° e 9° anos), preferencialmente da Rede Públicas e 50 vagas destinadas a alunos da UFERSA como auxiliares aos professores ministrantes dos módulos. Observando que o programa será bastante divulgado nas escolas em que os professores envolvidos no projeto lecionam. 

      Será lançado convite aos alunos de 8° e 9° anos, através dos seus pais via reunião, caso a Escola em que o professor envolvido na Extensão a promova. Em momento oportuno, será fornecido o link para inscrição no SIGAA (ou link de apoio) para concretização da pré-matrícula por estes pais.

    No ato de concretização da matrícula - que ocorrerá em Aula Inaugural prevista para o dia 10/03/18 - lavrar-se-á compromisso da UFERSA para com os pais/responsável pelos alunos envolvidos e a plena exposição do projeto de extensão. 


4. Cronograma: Mês/Carga Horária/Temas




Tabela Explicativa das Ações do Programa